quinta-feira, 21 de junho de 2007

Vander frente a frente com Lísias

O secretário de Educação e chefe de gabinete de Cascavel, Vander Piaia, está neste momento em uma reunião no gabinete do prefeito, Lisias Tomé.

O prefeito deve decidir se aceita a imposição do Siprovel (Sindicato dos Professores Municipais de Cascavel), para que Piaia seja destituído do cargo. A decisão deve sair logo mais.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Prefeito destitui Ficher da Cettrans

No fim da manhã de hoje, depois da manifestação dos estudantes, o prefeito de Cascavel, Lísias Tomé, marcou uma reunião com o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia do Transporte e Transito), Wilian Ficher.

Ficher, que já havia dito para a imprensa local ontem, que não pediria exoneração do cargo, foi destituído da direção da Cettrans por ordem do prefeito. Quem assume a companhia a partir de hoje, é o coordenador do Procon em Cascavel, Manuel dos Santos.

retalhação: Parece que o próprio Willin Ficher pediu para sair do cargo.

Estudantes conseguem manter direito ao meio passe

Milhares de estudantes evadiram a Câmara Municipal de Cascavel na manhã de hoje para protestar contra a medida do presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia do Transporte e Transito), Willian Ficher, que limitava o uso de meio passe e ainda retirava o direito de alguns estudantes ao benefício.

Eles receberam total apoio dos vereadores da câmara que garantiram que a nova medida não seria aprovada. No meio da sessão, o prefeito de Cascavel, Lísias Tomé, apareceu e disse que todos deveriam voltar para as suas casas, pois ninguém deu o direito de discutirem sobre a mudança no vale transporte, e que tudo continuaria como estava.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Universidades estaduais paralisam e ameaçam greve


As universidades estaduais de todo o Paraná realizam um dia de paralisação amanhã. Eles querem dar um alerta ao governo, pois caso o reajuste pedido não seja dado, uma greve será deflagrada no dia 1º de março.


Ao todo cerca de dois mil profissionais devem cruzar os braços. Eles pedem o reajuste das perdas saláriais desde 1997, que varia entre 28% a 54%, dependendo do salário.


Além disso a categoria reclama do alto número da evasão de docentes das universidades. Só em 2006, a Unioeste perdeu um professor pós-doutor, 24 doutores , nove mestres e 12 especialistas , tudo devido aos baixos salários.


As universidades que não devem ter aula amanhã são: UEL, UEM, Unioeste, Unicentro e UFPG.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Fiscais Agropecuários entram em greve


Os Fiscais Agropecuários Federais entraram em greve hoje. Com isso os prejuízos para economia do estado podem ser imensos. Se eles não trabalham não existe exportação de produtos agrícolas. Além disso, os frigoríficos não podem liberar sua carne. Ou seja, tudo que for produzido terá que ser deixado no próprio depósito da empresa.


Em todo o Paraná, exitem 260 fiscais. Eles pedem que sejam contratados mais agentes já que o último concurso feito pelo governo determinou a contratação de apenas 390, número que seria suficiente apenas para o Paraná.


Outra reivindicação é de um bônus para os médicos veterinários, coisa que a 14 anos não acontece. Eles ainda pedem que aquelas pessoas que se aposentam sejam substituídas já que isso não está acontecendo.


A greve continua até o dia 22, ou até que alguma propósta seja feita pelo governo federal. Portos e aeroportos não devem exportar cargas agropecuárias enquanto a greve persistir. Uma mercadoria sem visto do fiscal não vale nada no mercado externo.